Latest News


More

Conheça a Cachoeira do Taboleiro

Posted by : Unknown on : 0 comments
Unknown
Saved under :
Localizada no Parque Municipal Ribeirão do Campo, no Parque Estadual da Serra Geral do Intendente, no Distrito de Tabuleiro MG à 19 km da sede Conceição do Mato Dentro, a cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira do Brasil. São 273 m de queda livre – o equivalente a um prédio de 91 andares -, diante de um paredão multicolorido, de beleza monumental. Daí, a formação de um grande poço de cerca de 20 m de profundidade e rodeado por blocos, inclusive, submersos. Na parte alta da cascata, antes da queda, o visitante pode apreciar outros poços e quedas d’água, em meio a jardins naturais com orquídeas e bromélias gigantes.
A vegetação predominantemente na região do Tabuleiro é o campo rupestre, com capões de mata atlântica e espécies de cerrado. O córrego Ribeirão do Campo, que deu nome ao Parque, corre formando várias piscinas naturais de água cor de caramelo até encontrar o Rio Preto, próximo à sede do distrito.
Uma das belezas naturais mais visitadas, a Cachoeira do Tabuleiro, que se encontra no distrito que leva o mesmo nome, também é conhecida como a ‘cachoeira do coração’, devido ao formato do paredão rochoso por onde despencam as águas. Cachoeira do Tabuleiro é uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”
E não é à toa que essa maravilha faz jus a todos os títulos até então recebidos. Considerada pelo Guia Quatro Rodas por duas vezes consecutivas como a mais bonita do Brasil, também foi eleita em 2012, com mais de 40 mil votos, uma das “7 Maravilhas da Estrada Real”. O concurso foi realizado pelo Instituto Estrada Real, órgão ligado à Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg).O Parque é aberto ao público diariamente, das 7h às 16h, porém a entrada somente é autorizada em condições climáticas favoráveis. É cobrada uma taxa de visitação no valor de R$10,00 por pessoa e o limite de visitantes dentro do Parque é de 200 turistas por dia. Não são permitidas as atividades de esportes de aventura, como o rapel, a escalada, o base jump, entre outros. O local é sem dúvida alguma o maior atrativo não apenas do município, mas de toda a região, e assim como os demais pontos turísticos requer um cuidado exemplar.

Fonte: http://cmd.mg.gov.br 



Nenhum comentário:

Leave a Reply

Frase do Dia!